segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Hambúrguer de Soja e Aveia

No Ervilha Gourmet de hoje eu vou apresentar uma receita vegetariana super gostosa e que pode deixar seus próximos lanchinhos mais rápidos e saudáveis. Não, eu não sou vegetariana, mas eu evito ao máximo ingerir carnes à noite, pois sabemos quão demorado é para o estômago humano digerir qualquer pedacinho de outro bicho. Comi o hambúrguer de soja na casa da prima do meu namorado e amei, já anotei a receita. Fiz pequenas adaptações à original e incentivo você a também fazer as suas, deixando sua comida com sua cara e seus toques pessoais.

Ingredientes

- 1 xícara de proteína de soja granulada fina;
- 1 xícara de aveia;
- 1/3 xícara de trigo para quibe;
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral;
- 1 ovo;
- 1/2 xícara de cheiro verde, salsinha e outras ervas à gosto bem picadinhas;
- 1 colher de sobremesa de alho moído ou bem picadinho;
- 1/4 xícara de shoyu;
- 1 caldo de carne ou legumes derretido em um pouquinho de água.

Como fazer?

Primeiramente, esquente uma panela com água e, quando ferver, desligue e coloque a proteína de soja. Tampe a panela e marque 15 minutos. Em outro recipiente, coloque o trigo para quibe, cubra com água fria e também aguarde 15 minutos.

Enquanto isso, vá colocando todos os outros ingredientes em uma tigela e misture muito bem com as mãos. Mãos à massa! Quando acabar o tempo de espera, escorra o trigo para quibe e coloque junto aos outros ingredientes na tigela. Faça o mesmo com a proteína de soja, apertando bastante para escorrer bem a água. Cuidado para não se queimar, se for preciso, use uma peneira para ajudar.

Prove o tempero e, se necessário, acrescente sal ou coloque um pouco mais de shoyu, que além de salgar ainda dá uma corzinha ao seu hambúrguer. 

Tempero provado e aprovado, deixe a massa descansar por 15 minutos. Não se apresse, esse descanso é importante! Até os hambúrgueres precisam de uns minutinhos de paz e silêncio. 

Agora é só pegar pequenas partes da massa e fazer umas bolinhas com as mãos, amassando-as em seguida e moldando os seus hambúrgueres. Testei alguns tamanhos e espessuras e fiquei mais satisfeita com os mais finos, que nem chegam à largura do meu mindinho. 

Aí é só dourar por uns 5 minutos num grill ou, no meu caso, numa frigideira de teflon, com um pouco de margarina ou um fio de azeite.

Eu já fiz logo duas receitas e congelei váaaaarios, armazenados em saquinhos. Coloco-os congelados na frigideira quente e rapidinho ficam prontos, douradinhos, com a extremidades crocantes. 

Saudável, gostoso e muito prático, não é?! E não tem essa de proteína de soja não tem gosto e bla bla bla. Fica uma delícia gente, a aveia me agrada muito na mistura e os temperinhos dão um super sabor e você pode variá-los como desejar.


Prontos para irem ao freezer/congelador!


Um comentário:

  1. http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    http://biguisbrim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir