terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Iogurte Grego caseiro

Muito muito gostoso, o Iogurte Grego chegou ao Brasil gerando alguns comentários controversos. Que é uma delícia. Que é muito caro. Que é muito gordo. Sim, eu concordo com tudo isso, rs. Li uma entrevista com uma nutricionista e, pelas palavras dela, deve ter achado que a novidade é mesmo um "presente de grego". 

É porque, na verdade, esse iogurte nada mais é que um iogurte mais concentrado. Tudo é mais concentrado. Logo, mais gordura, mais calorias, mais proteína e, seguindo a maldita regra geral da humanidade e da Lei de Murphy, mais gostoso, mais saboroso e mais convidativo.

Eu sempre fui apaixonada por iogurte natural e testava todas as marcas para achar o mais consistente. Agora ficou fácil, rs. Pesquisei no meu mestre Google e li alguns sites e blogs explicando como fazer o iogurte grego em casa. Testei, aprovei e vou compartilhar com vocês.

Eu comprei dois potinhos de iogurte natural (aquele naturalzão gente, que não é nem adoçado) da Nestlé (pode ser a marca da sua preferência). Custa aproximadamente R$ 1,30 cada. Peguei uma vasilha de plástico, encaixei nela uma peneira convencional e forrei a peneira todinha com alguns coadores de papel de café, aqueles que todo mundo chama de Melita rs. Abri cada um deles e fui forrando a peneira.

Nas receitas que eu vi, a orientação era forrar a peneira com um pano de prato. Até fiz isso no primeiro teste, deu super certo. Mas fiquei com um receio nojinho e pensei que poderia usar algo descartável. O coador de café caiu como uma luva!

Muito bem, depois de forrar bem a peneira, coloque os iogurtes. Cubra e leve para a geladeira por pelo menos 3 horas. O que vai acontecer? Bem, vamos separar os homens dos meninos, o joio do trigo e o iogurte do soro!

Através do papel e da peneira o soro do iogurte vai escorrendo e fica armazenado no fundo da vasilha. É impressionante quanto soro se separa! Eu faço antes de dormir e deixo a noite toda na geladeira. Pela manhã tá mais que maravilhoso... E a vasilha cheia de um líquido transparente amarelado. Dá até um alívio pensar que você não vai comer aquilo rs. 

Aí, na etapa final, você tira o iogurte da peneira. Como ele vai estar bem concentradinho, dá para tirar o papel facilmente, quase como "descascando-o" do creme. Sim, creme. O iogurte normal se foi e ficou só um creme ali, o supra sumo do iogurte natural.

O último passo é utilizar um garfo ou um fouet e bater vigorosamente o iogurte. A textura ficará fantástica, como você vê na foto. Então, adoce como quiser e tá pronto! 

Pode fazer em casa e comparar com o que vem pronto, é igual! E o precinho é bem mais em conta. 

Ah, também testei com o iogurte natural desnatado. Ficou delicioso, mas a textura e a cor mudam um pouco pra pior rs. Mesmo assim, para quem quiser cortar as gorduras, vale a pena. Testem e me contem! Até a próxima!



3 comentários:

  1. Genial! Passo a passo, nao tem como errar...obrigada

    ResponderExcluir
  2. Prezada Thalita,

    Gostei da receita, mas ainda não fiz o teste.


    Mas quero deixar aqui uma dica.
    Eu tenho em casa uma iogurteira elétrica antiga, da Marca Braun (acho que nem existe mais no mercado, pois comprei quando casei, há 31 anos).


    Bem, a iogurteira é bem simpes: é só comprar um iogurte natural (pode ser o Nestle ou Batavo - são os que eu gosto mais) e misturar em um litro de leite integral (já fiz com o semi desnatado e também deu certo, mas a consistência fica um pouco, mas bem pouco mesmo, mais rala.


    Depois é só colocar nos potinhos de vidro e ligar na tomada. Em apenas 6 horas o iogurte está pronto. Depois é só guardar os potinhos na geladeira e a consistência, após resfriar, é muito boa.


    Agora, vou fazer este teu teste com o iogurte feito em casa para ver o resultado. Se ficar bom vai ser sensancional, pois o preço sairá bem mais em conta, pois um litro deste iogurte caseiro custa em torna de 3 reais e um litro de iogurte greco dá em torno de 12 reais no supermercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, perfeita a sua ideia! Eu faria o mesmo... e essa sua iogurteira deve ser igual ou semelhante à que minha mãe usava para fazer iogurte para mim quando eu era criança. Cresci tomando esse iogurte, adoçado com mel, frutas, geleias. E ela também comprou na época do casamento, há quase 30 anos! Por favor, faça o teste e nos diga como ficou! Obrigada pela dica!

      Excluir