quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ervilha Gourmet: Filé para um filé

Eu adoro a cozinha. E espero que vocês também apreciem. Por isso, eventualmente vou postar uma receitinha gostosa pra você gostosa, ou pra você gostoso que acompanha meus posts. Claro que o tempero será diferente, com uma pitada de “ervilha”. É, também, uma mãozinha àquelas mulheres que não cozinham só porque acham que cozinhar é coisa de “Amélia” e acham isso legal (tsc tsc tsc, rs) e pros fofos que se aventuram pelo universo gastronômico (acho tão digno).

Vamos lá.

Filé ao Molho de Laranja Agridoce Com Risoto de Cogumelos


Ingredientes

- Filé Mignon (4 Medalhões)
- Uma peça inteira de filé (com dois olhos, nariz, boca, pernas, braços e que queira jantar com você)
- Laranja (200g de Doce de Laranja em Calda)
-Pimenta do Reino a Gosto
-Azeite a Gosto
-Sal a Gosto

- Cogumelo Paris (100g)
-Arroz Árbóreo (3 xícaras de café)
-Alho (5 dentes picados)
-Cebola (1 ralada)
-Vinho Branco Seco (separe 1 xícara de chá e reserve o resto da garrafa)
-Queijo Parmesão picado (100g)
-Sal a Gosto
-Uma xícara de chá de castanhas de caju
-Um punhado de salsinha

Modo de Preparo

Ligue para o filé (peça inteira) e o convide para jantar aproximadamente 24 horas antes de iniciar o preparo. Horas antes do jantar, tempere os medalhões com sal e pimenta do reino a gosto (deixe um pouco de pimenta pra mais tarde! rs).

Ligue um som bem legal. Coloque uma frigideira no fogão e, quando estiver bem quente, coloque azeite e doure os medalhões. Quando estiverem ao ponto, tire-os da frigideira e reserve-os em uma travessa.

Abra a garrafa de vinho branco seco. Reserve uma xícara. Coloque o restante da garrafa em um balde de gelo, não esquecendo de servir uma taça pra você tomar enquanto cozinha.

Coloque o doce de laranja em calda na frigideira, meia xícara (da reservada) do vinho
branco seco e um pouco de pimenta do reino. Reduza o molho de laranja e jogue por cima dos medalhões apetitosos que aguardam na travessa.

Na mesma frigideira ainda (cozinha inteligente é cozinha econômica, rs) coloque azeite e refogue cebola e alho. Acrescente os cogumelos e refogue mais um pouco. Escolha uma música mais animadinha e dançante.

Coloque a outra metade da xícara de vinho branco junto aos cogumelos e reduza. Beba mais uma taça de vinho e belisque as castanhas (são só pra isso, não vão na receita).

Risoto: Prepare o arroz arbóreo, refogando no começo com um pouco do molho de cogumelo. Acrescente água e deixe cozinhar. Quando estiver quase no ponto misture com o molho de cogumelos e o parmesão.

Jantar pronto! Agora, vá se aprontar também. Ligue para o convidado (a) dizendo que está tudo certo. Tome o restante da garrafa de vinho. Ah, a salsinha! Pegue o molho de salsinha e esfregue bem nas mãos e pontas dos dedos para tirar o cheiro do alho. Segundo um “fórum” realizado via Twitter, a técnica funciona, rs.

Bom apetite!

*Teremos mais Ervilha Gourmet para fazer pros amigos, amigas, pra dia, noite, família, light, afrodisíacas, românticas..enfim, deixe sua sugestão para a próxima.

Um comentário:

  1. Adorei o seu tempero! hahaha
    Cheio de bom-humor.

    Acho que a Ervilha Gourmet pode atacar no jantar afrodisíaco (se este aí já não foi?!) para a próxima.

    Beijo, Thalitinha!

    ResponderExcluir